2º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Salvador

PLANTÃO DE ÓBITO

TERMO DECLARATÓRIO DE UNIÃO ESTÁVEL E DISSOLUÇÃO

O Cartório do 2º Ofício de Registro Civil de Salvador formaliza a existência da união estável por meio do Termo Declaratório assinado pelas partes, bem como emite certidão para que a mesma posa ser demostrada para toda a sociedade e órgãos do governo.
Ele é importante porque união estável é uma situação de fato que gera efeitos jurídicos, tanto pessoais quanto patrimoniais, conforme previsto em lei.

Os documentos necessários para a lavratura do Termo de União Estável são:
• Para os solteiros:
o Certidão de nascimento atualizada (emitida nos últimos 90 dias).
o Documento de identificação com foto (RG ou CNH).
o CPF.
• Para os divorciados:
o Certidão de casamento com averbação do divórcio atualizada (emitida nos últimos 90 dias).
o Documento de identificação com foto (RG ou CNH).
o CPF.
• Viúvos:
o Certidão de casamento atualizada (emitida nos últimos 90 dias).
o Certidão de óbito do cônjuge (emitida nos últimos 90 dias).
o Documento de identificação com foto (RG ou CNH).
o CPF.
A presença dos conviventes no momento da lavratura do termo, é necessária.
Podemos fazer o termo para todas as pessoas que nos solicitarem, independentemente do lugar em que moram/residam.
Valor: R$ 299,09 (valor total que inclui a lavratura do termo, comunicações obrigatórias e a emissão da certidão).
Formas de pagamento: DAJE e Pix.
Agendamento: Não é necessário.
Prazo para entrega da certidão: Até 5 dias úteis.

REGISTRO DE DE UNIÃO ESTÁVEL

O registro da união estável é facultativo, mas fundamental para comprovar de forma segura a existência da relação perante terceiros.
Este cartório realiza o registro das uniões estáveis de conviventes domiciliados nesta comarca.

Para o registro, é necessário apresentar:
  • Instrumento formalizando a união (Termo Declaratório, Escritura Pública ou Sentença Judicial com trânsito em julgado).

  • Certidões atualizadas de estado civil dos conviventes e, se necessário, documentos complementares.

Observações:

  • O pedido deve ser feito por ambos os conviventes, salvo se a autorização para registro constar da escritura pública ou sentença judicial.

  • Se desejarem indicar uma data de início da união diversa da do instrumento apresentado, será necessário juntar provas e requerer o Procedimento de Certificação Eletrônica, com entrevista presencial para análise.

Valor do registro: R$ 185,00
Valor do Procedimento de Certificação Eletrônica: R$ 289,22
Formas de pagamento: Dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito (com acréscimos) ou Pix.
Prazo para entrega da certidão: Até 5 dias úteis.

Para mais informações sobre o Procedimento de Certificação, entre em contato pelo e-mail: oficial@2rcpn.com.br.

Atenção:
Não é permitido o registro de união estável envolvendo pessoas ainda casadas, mesmo que separadas de fato, exceto se houver separação judicial, extrajudicial ou sentença transitada em julgado.

REGISTRO / AVERBAÇÃO DE DE UNIÃO ESTÁVEL

A dissolução de união estável formalizada deve ser averbada ou registrada, conforme o caso:

  • Se houve registro anterior da união: será necessário apenas a averbação

    Informações adicionais em:  https://2rcpn.com.br/averbacao-e-retificacao/

  • Se não houve registro anterior: a dissolução poderá ser diretamente registrada, desde que formalizada por Termo Declaratório, Escritura Pública ou Sentença Judicial transitada em julgado.

Este cartório realiza o registro das dissoluções de conviventes domiciliados nesta comarca.

Documentos necessários:
  • Instrumento formalizando a dissolução.

  • Certidões atualizadas de estado civil dos conviventes e, se necessário, documentos complementares.

Valor do registro: R$ 185,00
Formas de pagamento: Dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito (com acréscimos) ou Pix.
Prazo para entrega da certidão: Até 5 dias úteis.

Nota:
Em caso de falecimento de um dos conviventes, a união estável será apenas anotada no registro.

Para outras informações, entre em contato: oficial@2rcpn.com.br

PRÉ ATENDIMENTO

Agora você pode iniciar seu atendimento no 2º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Salvador/BA diretamente pelo nosso site.

Com a opção de Pré-Atendimento, é possível preencher suas informações e enviar os documentos necessários (em PDF) pelo computador ou smartphone, sem sair de casa.

Essa facilidade tem como objetivo agilizar o atendimento presencial, reduzindo o tempo de permanência nas dependências do cartório.

Após o envio do formulário, entraremos em contato para agendar a data e horário para seu comparecimento, ocasião em que será feita a conferência dos documentos enviados e a conclusão do serviço solicitado.

TERMO DECLARATÓRIO DE UNIÃO
ESTÁVEL E DISSOLUÇÃO

TERMO DECLARATÓRIO

Preencha os dados a seguir


Obs.: RG ou CNH e caso você não tenha todos os documentos em mãos, poderá iniciar o pré-atendimento.
Obs.: RG ou CNH e caso você não tenha todos os documentos em mãos, poderá iniciar o pré-atendimento.
Obs.: RG ou CNH e caso você não tenha todos os documentos em mãos, poderá iniciar o pré-atendimento.